quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Como as redes sociais influenciam no trabalho dos jornalistas


Antes  vamos fazer uma explicação do que são as Redes Sociais e como funcionam, quais as suas vantagens e desvantagens. Podemos chamar de Redes Sociais   uma forma de compartilhar ideias com outros grupos, com vista a proporcionar discussão entre indivíduos com temas de interesse para ambas as partes e com pontos de vista em comum, ou pelo contrário, com ideias diferentes, o importante mesmo é proporcionar a discussão de assuntos de forma a enriquecerem os seus conhecimentos acerca de determinado tema. Nas Redes Sociais, todas as pessoas têm a oportunidade de discutirem todo tipo de assunto, tanto pessoais quanto  profissionais, de exporem os seus pontos de vista, de partilharem valores, sentimentos, atitudes, comportamentos, de partilhar conteúdos, páginas, links ou ficheiros multimédia, como video e imagens.






Há um tempo  atrás era  difícil de imaginar  que existiriam redes sociais e como elas funcionariam. Mas isso tudo mudou e hoje as redes sociais realmente invadiram o mundo e dificilmente encontramos alguém que não tenha conta no Facebook e Twitter. As redes sociais hoje são meios muito  poderosos, " as declarações espalham-se como rastilho de pólvora".
Milhões de pessoas tem acesso a internet, é fácil de    encontrar, informações de trânsito, opiniões , personagens, fontes, furos de reportagem, notícias. As redes sociais , ajudam os  jornalistas  de diversas maneiras, como  de  buscarem pautas e até mesmos a participar de trocas de informações com outros jornalistas  e com o público em geral. Com isso cresceu muito o número de jornalistas conectados às redes sociais como  Twitter , Facebook, Orkut, My Space, Blogger- não importa qual, mas sim as idéias e discussões compartilhadas. É  preciso confirmar sempre as informações junto de várias  fontes  antes de se tornar uma noticia. 
 O sucesso das redes sociais se baseia na facilidade e variedade de formas de interação. Por meio de sites como Facebook, Orkut, Msn,  Twitter , os usuários podem conversar com amigos, criticar ou elogiar produtos e serviços, compartilhar opiniões. Diante disso  empresas e organizações começaram a participar das redes para manter e estreitar o contato com o público.  
 O Twitter se tornou uma ferramenta indispensável para os jornalistas quando se trata de fontes para histórias, notícias e matérias. O twitter tem sido uma das redes sociais mais "badaladas" do momento, toda gente fala neste meio neste meio de comunicação e hoje varias pessoas e empresas estão registradas nele. O Twitter for Newsrooms é um guia que mostra a jornalistas a melhor forma de usar a ferramenta em suas dificuldades diárias. Ele pode parecer um  pouco óbvio para quem usa o Twitter em uma base diária, mas ele busca apresentar  dicas sobre relatórios, se envolver com outros usuários e seguidores e como usar twitts  nesse trabalho em redes sociais . o “Twitter é uma das invenções mais extraordinárias dos últimos tempos na Internet”. Perante este cenário assiste-se a uma profunda revolução do jornalismo tanto ao nível das práticas profissionais no novo contexto da expansão das tecnologias digitais como a nível deontológico, torna-se importante perceber que a utilização das Redes Sociais influenciam muito  o jornalismo.   
Nos nossos dias, com as Redes Sociais está cada vez mais centralizadas na Internet, há uma maior expansão e divulgação das mensagens a um nível mais extenso, visto que de qualquer  lugar  do mundo podemos ter acesso a uma página pessoal ou profissional de qualquer pessoa que a tenha publicado num espaço virtual, sem restrições, disponível a todos os utentes da Internet.



 TWITTER PARA AS REDAÇÕES


Em junho de 2011 o twitter lançou uma página ,uma espécie de guia que ajuda  jornalistas  a encontrar fontes  e auxiliar na construção de publicações.
Esta página  tem quatro tópicos:


-Report(relatorio em inglês): recomenda um conjunto de ferramentas de busca do póprio twitter web ou aplicativos instalavéis para pesquisas de fontes ou temas espécificos.
-Engage(engajar em inglês): além de montar um glossário de termos chave, são apresentados exemplos de tweetes de jornalistas otimizados com o uso de hashtags, metions, links e encurtadores de link.
-Pubilsh(publicar em inglês): nesse espaço sao apresentados ferramentas e formas de utiliza-las para melhorar sua audiência e relção co seus leitores.
-Extra: este espaço é dedicado para as questões mais basicas, como a criação de conta no twitter e de direitos autorais.

Postado por Juçara Inácia Moreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário