sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Blogar ou trabalhar?

Postado por Paola Gomes

     O primeiro blog surgiu em 1992, e foi criado pelo cientista da comunicação, físico britânico e professor Tim Berners Lee. O blog se chamava What´s new in 92?.E era utilizado para divulgar as novidades a respeito do projeto que Tim estava desenvolvendo, o Word Wide Web. Entretanto, essa página não tinha nem o formato e nem as características de um diário virtual, aspecto que posteriormente caracterizaria os blogs na web.

     Os primeiros diários virtuais apareceram na web, mais ou menos, do meio ao final da década de 90. O termo “weblog” surgiu em 1997 por Jorn Barger. Log significa diário, como um diário de capitão de navio. Seguindo a lógica, a palavra weblog significa diário na rede. Com o passar do tempo, o weblog, tornou-se somente blog.

     Com o advento da internet e o surgimento de novas tecnologias, algumas profissões aderiram a este recurso como uma ferramenta de trabalho. Com os jornalistas não seria diferente, utilizando-se dos blogs eles podem expressar suas opiniões, divulgar notícias, promover debates e fóruns sobre temas de interesse público, utilizá-lo como fonte de informação e manifestações sociais.

     Temos como exemplo o renomado jornalista e escritor Ricardo kotscho que já trabalhou em diversas redações de jornais impresso como: O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, em revistas: Isto É e Época, em emissoras de televisão como a Rede Globo, CNT, SBT e Rede Bandeirantes. Foi ainda correspondente na Europa e Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no governo Lula.

     Escrevendo desde 2008 no blog que criou o Balaio do Kotscho, o jornalista e blogueiro convicto fala sobre diversos assuntos dentre eles:Brasil, Economia, Política e Mundo. Seu blog ficou conhecido pelo grande número de acessos, tanto de jornalistas como de outros leitores em geral que participam dos debates.

     Ganhou alguns prêmios entre eles o Especial de Direitos Humanos da ONU, Top Blog e Comunique-se.A verdade é que hoje já não existe mais barreiras, entre o trabalho dos jornalistas e sua relação com as redes sociais. Elas devem ser utilizadas com responsabilidade pelos jornalistas na exerção de seu ofício. Passando para o seu leitor a sensação de veracidade, dando assim, credibilidade ao seu trabalho e as notícias que vinculam na sua página na internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário